Governança Corporativa

UMA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO EM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA.

UMA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO EM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA.

Governança Corporativa

Alexandrino Garcia, fundador do Grupo Algar, já possuía fortes conceitos de Governança Corporativa muito antes de o assunto ser discutido dentro das empresas. O compromisso de conduzir os negócios de forma ética e transparente, a separação entre gestão e propriedade e o propósito social da empresa faziam parte de seus princípios desde o início.

A Algar herdou este pioneirismo, evoluindo ano após ano em uma política de governança rigorosa e estruturada, cujas práticas criam valor de maneira perene para todos que de alguma maneira estão ligados aos nossos negócios - desde o maior cliente até o associado recém contratado.

Só é bom quando é bom para todos.

Todas as ações neste sentido são orquestradas pelo Comitê Executivo sob o comando do CEO, que implementa estratégias, políticas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. Procuramos compreender as necessidades de nossos talentos, mantendo as portas abertas para diálogos por meio do Comitê de Associados, além de manter os interesses das famílias dos associados em harmonia com as necessidades da empresa, com a ajuda de ferramentas como o Conselho de Família.

A forma contemporânea e séria de pensar a Governança Corporativa como fator de perenidade e sustentabilidade fez da Algar uma referência: credenciada no Latin American Companies Circle of Corporate Governance, um seleto grupo de empresas com o objetivo de compartilhar experiências, disseminar e promover o aprimoramento das melhores.

Além disso, o Grupo Algar também se tornou um case no livro Governança Corporativa em Empresas Familiares, publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), bem como no Estudo de Caso de Boas Práticas de Governança Corporativa do IFC, banco Mundial. No âmbito da governança familiar, conquistou o prêmio Família Empresária 2011, concedido pela consultoria Höeft – Transição de Gerações, em reconhecimento à administração das esferas individuais, familiares, patrimoniais e empresariais.

Na Algar, acredita-se que negócios são passageiros, mas princípios e valores são perenes. É a partir disto que vem o esforço contínuo e permanente em aprimorar a governança e manter o “jeito de ser” da Algar, de “Gente Servindo Gente” em todas as localidades onde atua.

É assim que perpetuamos nossa história e asseguramos a prática de nossa missão, que é a de “desenvolver negócios e relacionamentos sustentáveis que gerem valor percebido”.


Conheça mais as práticas de governança corporativa do Grupo Algar:

 CLIQUE AQUI

 

Faça download do Código de Conduta do Grupo Algar (PDF): 

 CLIQUE AQUI