Garrafa PET mais leve do mundo para óleo comestível

Nova garrafa do óleo ABC passou de 18 gramas para 14 gramas

Nova garrafa do óleo ABC passou de 18 gramas para 14 gramas

Garrafa PET mais leve do mundo para óleo comestível

Para a linha de óleo de soja, comercializada com a marca ABC, a Algar Agro realizou um projeto de otimização das embalagens que culminou na redução significativa de peso e utilização de matérias-primas. O peso da garrafa acabada passou de 18 para 14 gramas, uma redução de 22%, o que torna essa garrafa a mais leve do mundo, segundo estudos de mercado da Algar Agro.

A garrafa foi redesenhada, mas as mudanças do seu visual foram mínimas, para preservar a imagem já consolidada do produto junto aos consumidores. Sem esquecer o impacto significativo gerado pela minimização dos custos para produzir, embalar e transportar o produto acabado, além da redução do custo total de propriedade (TCO) dos próprios equipamentos de produção.

As propostas de otimização da garrafa foram elaboradas pela Sidel, que também realizou testes de viabilidade do novo design em seu Packaging & Tooling Centre (Centro de Embalagens e Ferramentas) de Guadalajara, no México. Edney Valente Lima Filho, explica: “Reunimos os melhores fornecedores do setor, e isso se refletiu nos resultados do projeto. O sucesso da Sidel se deve a seu knowhow, evidenciado durante a negociação ao propor e assegurar a fabricação da nova garrafa para óleo vegetal – a mais leve do mundo!”

Com a aquisição de duas sopradoras Sidel Matrix™ – uma para cada unidade de produção –, a Algar Agro acredita ser a primeira produtora de óleo do Brasil a integrar a injeção e o sopro a seu processo de produção de garrafas PET. As máquinas da Sidel foram instaladas em linhas de envase com capacidade para produzir 25 mil garrafas PET para óleo vegetal por hora. A instalação teve início após dois anos de pesquisas e estudos de viabilidade do processo de integração para a produção e o envase de óleos vegetais.

A máquina instalada na Algar Agro, uma sopradora Sidel Matrix, faz parte de um sistema de sopro modular que permite trocas de formato rápidas, menor impacto ambiental, maior eficiência do forno e mais disponibilidade do equipamento, contribuindo para reduzir o TCO. Com até 200 configurações possíveis, esse sistema oferece qualidade e consistência. Os fabricantes ganham flexibilidade para escolher o tamanho e a forma mais adaptados às suas necessidades. Três dimensões de estações de sopro permitem produzir uma infinidade de formatos de garrafas de tamanho individual (até 750 ml), grande (até 2 litros) ou família (até 3,5 litros). A máquina é equipada com um sistema elétrico de estiramento para um melhor controle da distribuição do material, enquanto a inteligência de máquina integrada melhora o automonitoramento e a automação dos processos, garantindo a segurança da embalagem. Especialmente projetada para reduzir refugos, a sopradora Sidel Matrix detecta e elimina automaticamente desvios nos processos de fabricação das garrafas.


Fonte: Revista Engarrafador Moderno

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

FSB Comunicações
(11) 3165-9749

Marcella Reis
marcellareis@fsb.com.br
(11) 94943-1356

Voltar